Dicas

Por que é importante se encontrar em meios alternativos de estudo?

Por que é importante se encontrar em meios alternativos de estudo

Sala cheia, professores falando por horas e horas e exercícios que muitas vezes acabam por confundir a mente em vez de ajudar a compreender verdadeiramente o conteúdo. Por mais que você se dedique, não vê progresso nos estudos. E, para completar, você chega cansado do trabalho e ainda tem que estudar. Complicado, não é mesmo?

Mas pode ficar tranquilo, pois muita gente não se adapta bem ao formato convencional das salas de aula. A verdade é que cada um aprende de um modo diferente. Você precisa identificar o seu perfil para buscar alternativas que vão complementar as horas de estudos em sala de aula.

Dessa forma, você não fica dependente de um único modo de aprender e vai conseguir aumentar o seu rendimento, ter sucesso nos estudos e tempo para sair com os amigos e se divertir. Nada mal, certo?

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a encontrar meios alternativos de estudo que mais se encaixam ao seu perfil. Confira!

Qual é o seu estilo de aprendizagem?

Você já parou para pensar nessa pergunta? Como você gosta de aprender: prefere ouvir podcasts sobre a disciplina, fazer um mapa visual e colorido com um resumo do conteúdo ou prefere colocar a mão na massa e experienciar o que está aprendendo?

É muito importante que você separe um tempo para pensar nisso e faça um teste que te ajude a encontrar o seu estilo de aprendizagem: visual, auditivo ou cinestésico. Com o seu estilo identificado, você poderá buscar meios alternativos de estudo que vão impulsionar o seu aprendizado.

Conheça um pouco mais sobre cada estilo:

  • visual: usa bastante símbolos, formas e cores para anotar os pontos importantes do conteúdo. Quem tem esse perfil geralmente gosta de desenhar;
  • auditivo: gosta de ouvir e discutir as informações e conteúdos que está aprendendo. As perguntas são uma parte muito importante para seu aprendizado;
  • cinestésico: gosta de sair da teoria e colocar a mão na massa para aprender fazendo.

Como encontrar meios alternativos de estudo?

A boa notícia é que já existem outras maneiras alternativas de estudo. Cada um pode encontrar a que mais se adequa ao seu estilo de vida e aprendizagem. Afinal, somos diferentes e não precisamos seguir os padrões de outras pessoas se podemos criar os nossos e sermos felizes a nossa maneira, não é mesmo? Confira algumas dicas que vão te ajudar:

Assista a canais educativos no YouTube

Algumas pessoas podem achar que o YouTube é apenas um meio de diversão, mas estão enganadas! Nele, você pode encontrar conteúdos ricos que farão toda diferença na absorção do conhecimento.

A dica é focar em canais que sejam específicos de estudo, pois eles têm uma metodologia na criação dos vídeos, o que facilita o aprendizado.

Resolva questões de provas online

Criar o hábito de resolver questões de determinados conteúdos faz com que você se acostume com aquele tipo de prova, o que torna a resolução de provas futuras muito mais fácil. É um ótimo modo para aprender fazendo!

Com uma pesquisa rápida na internet, você vai encontrar uma variedade de sites com questões de provas que já foram realizadas para testar seus conhecimentos online.

Use plataformas de ensino como um dos meios alternativos de estudo

Sem dúvidas, as plataformas de ensino são uma das melhores soluções de estudo interativo presente hoje no mercado. Isso porque elas misturam tudo o que você precisa em um só lugar. Sequência de aulas, conteúdos exclusivos, questões inéditas, provas e todas as novidades de ensino disponíveis para você em qualquer hora, em qualquer lugar.

Pronto! Agora você já sabe a importância dos meios alternativos de estudo. Lembre-se de que nem todo mundo aprende da mesma forma e identificar o seu estilo de aprendizagem e buscar o meio mais adequado a ele vai fazer a diferença nos seus estudos e aumentar o seu rendimento.

Você está precisando de uma força em Cálculo? Baixe agora nosso e-book com um resumão de Cálculo para te salvar na semana de provas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.