Dicas

Por que um intercâmbio faz muita diferença no seu currículo

Por que um intercâmbio faz muita diferença no seu currículo

Você sabe por que um intercâmbio faz diferença no currículo? Viajar é uma experiência enriquecedora, que oferece muitas oportunidades e aprendizados. A inserção em novas culturas faz o viajante sair da zona de conforto e expandir sua mente.

É inegável que uma experiência no exterior traz inúmeros benefícios. Porém, muitas pessoas têm dúvidas a respeito do quanto ela agrega à carreira profissional. Por isso, neste post, vamos mostrar motivos que explicam o intercâmbio ser tão importante para o seu currículo.

Ser visto com bons olhos pelas empresas

Mesmo que o intercambista fique um tempo afastado do mercado de trabalho e realize atividades que não são da sua área durante a viagem, as empresas enxergam com bons olhos quem encara essa oportunidade.

Em disputas acirradas por uma vaga de emprego, o intercâmbio torna-se um diferencial. Além de toda a vivência, o viajante ainda pode se qualificar em faculdades e cursos que não são disponíveis no Brasil, se destacando da concorrência também nesse ponto.

Somado a isso, as organizações valorizam aquele profissional que morou fora do país porque, provavelmente, ele é, ou aprendeu a ser, uma pessoa mais versátil, que consegue se adaptar mais facilmente às mudanças.

Aprender uma nova língua

Em um mundo globalizado, onde as empresas estão cada vez mais interligadas, falar mais de um idioma é um ótimo diferencial no mercado.

Com a grande quantidade de candidatos para uma mesma vaga, um dos primeiros itens a serem avaliados para filtrá-los é a quantidade de línguas dominadas. E muitas vezes, aquele que não fala nenhum outro idioma além do materno acaba ficando de fora da seleção.

Um intercâmbio proporciona também ao viajante a experiência de conversar e ouvir diferentes sotaques e gírias, aperfeiçoando a compreensão e aumentando o vocabulário. Quem faz apenas cursos de idiomas no Brasil acaba ouvindo somente brasileiros falando, e ao ter que conversar com alguém de outro país sente muita dificuldade.

Conhecer e respeitar diferentes culturas

Antes de viajar, a pessoa está fechada no seu mundo próprio. Ela desconhece os diferentes costumes e culturas. O intercâmbio permite que o viajante compreenda que ser diferente não quer dizer ser estranho ou errado.

A viagem traz uma maior compreensão e respeito ao próximo. As pessoas passam a ver o mundo com mais empatia. Isso é muito importante e valorizado em uma empresa, pois diariamente o colaborador precisa conviver e respeitar os colegas que dividem o mesmo ambiente e, muitas vezes, são pessoas completamente diferentes.

Conquistar a independência e a confiança em si mesmo

Quando se mora fora, é preciso fazer tudo por si só. Isso torna o intercambista mais independente e confiante em si mesmo. Essa confiança é vista como positiva no mercado de trabalho, pois o profissional perde o medo de arriscar.

Durante o intercâmbio, a pessoa vai passar por muitas dificuldades, mas com persistência, conseguirá vencer todas as barreiras e aprender que é muito mais capaz do que imagina.

Viver longe de casa é, com certeza, uma das experiências mais incríveis que o ser humano pode vivenciar. Os benefícios vão muito além da ótima colocação do mercado de trabalho.

Quem viaja adquire experiência de vida, que é tão importante quanto os estudos e trabalhos anteriores. Ao voltar da viagem, o candidato estará muito mais preparado para realizar uma entrevista de emprego.

Com certeza o intercâmbio faz diferença no currículo, e muito mais que isso, na alma de quem viaja. Se você está voltando de viagem e buscando uma recolocação no mercado, veja as nossas dicas para encarar a entrevista e evitar erros!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.